O primeiro filme feito completamente por computador ao contrario do que as pessoas pensam não foi Toy Story e sim Cassiopéia.
Cassiopéia foi um filme brasileiro lançado em 1996. Cassiopéia ao contrario de Toy Story não teve nenhum tipo de escaneamento exterior de imagens, vetorização de modelos reais ou misturas com outras técnicas. Toy Story teve primeiro os modelos de argila antes de computá-los.
O filme Cassiopéia foi dirigido por Clóvis Vieira e atores foram Osmar Prado, Jonas Mello, Marcelo Campos, Cassius Romero, Fábio Moura, Hermes Barolli, Rosa Maria Barolli, Élcio Sodré e Flávio Dias.
Com duração de 80 min contando que Atenéia era um planeta pacífico, localizado na constelação de Cassiopéia, cujos habitantes vivem em perfeita harmonia. A situação muda quando invasores atacam o planeta, na intenção de drenar toda sua energia vital.
Sua produção foi dirigida pelo animador Clóvis Vieira e uma equipe de três diretores de animação e onze animadores, trabalhando em dezessete microcomputadores. O primeiro modelo de personagem foi feito em um 386 SX de 20Mhz. O software utilizado foi o Topas Animator produzido pela Crystal Graphics.
A produção de Cassiopéia demorou quatro anos. Começou em janeiro de 1992 e custou apenas US$ 1,5 milhão em comparação os gastos da Disney.
Quando a Disney ficou sabendo que Cassiopéia estava sendo produzido no Brasil (estava com quarenta minutos prontos), investiram US$ 50 milhões para sair na frente, tentando receber o mérito, mas foi em vão já que tinha seus modelos de argila.
O Brasil é um dos países que são mais avançados em virtualizar filmes.
As imagens de Cassiopéia
de Walace Ferreira
Nenhum comentário:
Postar um comentário